10.1.09

Começou a festa!

7 comentários:

Bruno Sequeira disse...

Grande,Grande fotografia....muito boa mesmo.
Adorei

Moura Aveirense disse...

A Festa de S. Gonçalinho é mesmo um espectáculo!!

Hugo da Nóbrega Dias disse...

Esta foto é dos Mareantes do Rio Douro, na ribeira de Gaia. Reconheço os rostos dos dois da esquerda e do que se encontra de perfil entre o do meio e o da direita. Ao fundo, os mais pequeninos dos mareantes.

A cabeça do santo, semelhante a Cristo, pode encontrar-se diariamente exposta na sede d' Os Mareantes, na ribeira de Gaia.

Cumprimentos

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Sam, muito obrigada pela informação. Acho óptimo que os Mareantes tenham visitado Aveiro e integrado esta festividade em particular. embelezaram ainda mais aquele cenário, como a fotografia comprova.

Abraço

Hugo da Nóbrega Dias disse...

O facto de eles visitarem Aveiro por época do São Gonçalinho julgo estar relacionada com a relação de intimidade que Os Mareantes têm com a romaria de São Gonçalo, que acontece no segundo domingo do ano, em Gaia. É uma disputa frenética pela cabeça do santo, entre as freguesias de Mafamude e Santa Marinha. Os Mareantes pertencem a Santa Marinha. Os da Rasa são os de Mafamude. Muita confusão, chuva, bombos e discussão fazem parte deste cenário.

http://photos1.blogger.com/img/126/2100/320/SGON%20123.jpg

Abraço

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Encontrei a mesma foto aqui: http://falcaosossegado.blogs.sapo.pt/16581.html

(e mais explicações sobre a romaria de S. Gonçalo - que eu desconhecia)

A foto original foi retirada deste blogue: http://sgoncy.blogspot.com/

Não imaginava que o São Gonçalinho tivesse tantos adeptos! :)

Hugo da Nóbrega Dias disse...

A romaria de São Gonçalo costuma ser a primeira do ano e tem uma adesão enorme (basta termos em conta que as freguesias de Santa Marinha e de Mafamude correspondem à cidade de Gaia propriamente). Eu próprio nunca falto a uma, pois gosto muito do seu carácter popular e pagão (3 voltas à igreja, entrada dos bombos na igreja de costas...).

Quando comecei a vir mais para Aveiro também fiquei surpreendido com a existência do São Gonçalinho, pois este santo também era famoso na minha terra.

A fotografia que enviei por link há pouco, já agora, é da minha autoria e podes ver mais fotos do São Gonçalo neste meu blog:

http://thisishowisee.blogspot.com/

(mais lá para o fim da página)