10.1.09

Começou a festa!

7 comentários:

Bruno Sequeira disse...

Grande,Grande fotografia....muito boa mesmo.
Adorei

Moura Aveirense disse...

A Festa de S. Gonçalinho é mesmo um espectáculo!!

Sam disse...

Esta foto é dos Mareantes do Rio Douro, na ribeira de Gaia. Reconheço os rostos dos dois da esquerda e do que se encontra de perfil entre o do meio e o da direita. Ao fundo, os mais pequeninos dos mareantes.

A cabeça do santo, semelhante a Cristo, pode encontrar-se diariamente exposta na sede d' Os Mareantes, na ribeira de Gaia.

Cumprimentos

Maria disse...

Sam, muito obrigada pela informação. Acho óptimo que os Mareantes tenham visitado Aveiro e integrado esta festividade em particular. embelezaram ainda mais aquele cenário, como a fotografia comprova.

Abraço

Sam disse...

O facto de eles visitarem Aveiro por época do São Gonçalinho julgo estar relacionada com a relação de intimidade que Os Mareantes têm com a romaria de São Gonçalo, que acontece no segundo domingo do ano, em Gaia. É uma disputa frenética pela cabeça do santo, entre as freguesias de Mafamude e Santa Marinha. Os Mareantes pertencem a Santa Marinha. Os da Rasa são os de Mafamude. Muita confusão, chuva, bombos e discussão fazem parte deste cenário.

http://photos1.blogger.com/img/126/2100/320/SGON%20123.jpg

Abraço

Maria disse...

Encontrei a mesma foto aqui: http://falcaosossegado.blogs.sapo.pt/16581.html

(e mais explicações sobre a romaria de S. Gonçalo - que eu desconhecia)

A foto original foi retirada deste blogue: http://sgoncy.blogspot.com/

Não imaginava que o São Gonçalinho tivesse tantos adeptos! :)

Sam disse...

A romaria de São Gonçalo costuma ser a primeira do ano e tem uma adesão enorme (basta termos em conta que as freguesias de Santa Marinha e de Mafamude correspondem à cidade de Gaia propriamente). Eu próprio nunca falto a uma, pois gosto muito do seu carácter popular e pagão (3 voltas à igreja, entrada dos bombos na igreja de costas...).

Quando comecei a vir mais para Aveiro também fiquei surpreendido com a existência do São Gonçalinho, pois este santo também era famoso na minha terra.

A fotografia que enviei por link há pouco, já agora, é da minha autoria e podes ver mais fotos do São Gonçalo neste meu blog:

http://thisishowisee.blogspot.com/

(mais lá para o fim da página)