28.4.09

Centenário do Vouguinha


No âmbito das comemorações do Centenário da inauguração da Linha do Vale do Vouga, foi criado um vasto programa de actividades. Entre elas:

Exposição Itinerante – Exposição comemorativa do Centenário da Linha do Vale do Vouga - O núcleo central é constituído por fotos que documentam a construção, infra-estrutura, material circulante e profissões ferroviárias. Em cada concelho por onde passa a exposição, esta é enriquecida com os vários contributos do município visitado que, dessa forma, mostra o seu tecido produtivo e o seu desenvolvimento regional, através de diversas actividades. O caminho-de-ferro teve um papel fundamental neste desenvolvimento, transportando passageiros e mercadorias e traçando novas acessibilidades. A exposição itinerante começou em Oliveira de Azeméis, já passou por Santa Maria da Feira, Águeda, está agora em Albergaria-a-Velha (Abril, coincidindo com a chegada do comboio ao município); Aveiro (Maio, coincidindo com as festas da cidade); Espinho (Junho e Julho); e, por último, S. João da Madeira (Outubro).

Concurso de Trabalhos – Reinventar a História do Vale do Vouga – Elaboração de trabalhos pelos alunos, relacionados com o tema central das comemorações, nomeadamente fotografia, narrativa, poemas, desenhos, que serão submetidos a um Júri, composto pelos sete concelhos envolvidos (Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e S. João da Madeira), CP, REFER, Fundação do Museu Nacional Ferroviário. Os trabalhos deverão ser enviados, até ao final do ano lectivo, para o Serviço de Arquivo da Câmara Municipal de Águeda através do endereço do correio-electrónico: manuela.almeida@cm-agueda.pt

Aos vencedores serão atribuidos prémios em viagens, entregues pela CP no final das comemorações (Outubro/Novembro).

Visitas a Museus – Da Carroça...ao TGV (€3 por pessoa) com a realização de diversas acções relacionadas com o tema da Linha do Vale do Vouga, tentando recriar a história da evolução dos transportes. A deslocação será garantida pela Câmara Municipal de Águeda e estará dependente do número de inscrições.

Maquinistas por um dia – Visitas gratuitas ao Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, permitindo contactar de perto com a realidade da função diária de um maquinista. O transporte será feito de automotora e será oferecido pela Câmara e pela CP dependendo do número de inscrições.

Projecção de filmes (no Município ou no Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00) que de algum modo estejam relacionados com as comemorações. As datas, bem como as horas de exibição estão dependentes do número de inscrições.


[Imagem do Arquivo Digital]

2 comentários:

Pancho disse...

Bastante interessante... Pelo menos à Exposição Itinerante não devo faltar.

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Nem eu, Pancho. Vivi na rua da estação do Vouguinha em Espinho durante muitos anos.

Abraço