

Reparem, esta fonte é a que se encontra actualmente junto do edifício da Caixa Geral de Depósitos (Rua Clube Galitos).


Fotos antigas: Fonte
«Ao longo do passeio, que tem início no canal central da ria, podemos observar diversas ilhotas, praias de junco, a Ilha do Rebolho, o porto bacalhoeiro, os estaleiros onde foi reconstruída a caravela D. Fernando II e Glória.»
RIA NORTE
Tel.: 968 888 897 / 962 452 732
E-mail: janettespadilha@hotmail.com
«No percurso realizado, pode ver a produção do chamado "ouro braco", o precioso sal, que é produzido pelos marnotos. Ao longo da viagem podemos ver várias ilhas quase praticamente inabitáveis, com grandes areais. Observe as várias espécies de animais que dão vida à Ria tais como o pato real, a garça, a gaivota... . No final do percurso, podemos observar o "cais dos bacalhoeiros", local onde se encontram todos os navios de pesca de bacalhau de Aveiro.»
Mas é melhor clarificar: embora seja a Festa da Ria (em Aveiro), o evento - Danças do mundo -"festival internacional de folclore nas terras da feira" - é uma iniciativa da Câmara de Santa Maria da Feira, organizado por uma associação desse concelho, «Casa da Gaia». Nessa localidade, o festival decorre até 27 de Julho.