24.8.08

Calçada Portuguesa em Aveiro #4

Na Praça Marquês de Pombal, procurei as doze belíssimas figuras do Zodíaco, desenhadas por um dos maiores pintores do século XX, António Quadros. Dei várias voltas à Praça... Descobri o Touro à sombra, debaixo das mesas e cadeiras da esplanada do Majestic. Com o sol que fazia, até eu acabei por lhe ficar a fazer companhia...
CARNEIRO

TOURO
GÉMEOS

CARANGUEJO

LEÃO

VIRGEM
BALANÇA

ESCORPIÃO

SAGITÁRIO

CAPRICÓRNIO

AQUÁRIO
PEIXES


«Calçada à Portuguesa da Praça Marquês de Pombal – terminado o parque de estacionamento subterrâneo construído nesta praça, foi efectuada a reposição dos doze signos do zodíaco, em calçada à portuguesa, do Mestre António Quadros (originalmente colocados em 1965). Antes da recolocação no local, foi necessário lavar e organizar de forma sistemática as milhares de pedras que constituem este puzzle notável» - in Relatório de Gestão de 2003 da Câmara Municipal de Aveiro.

22.8.08

Azulejos #1

Painel de azulejos etnográficos, da autoria de Cândido Teles, embelezando uma escadaria na Rua dos Galitos, já na proximidade da Praça Humberto Delgado. O painel foi encomendado pela CMA em meados dos anos 80.

19.8.08

Fontes e Chafarizes #3 - a nota de rodapé

Em 2005, mês de Maio, a mesma perspectiva, as mesmas meninas... na fonte. quando a fonte vivia.

Fontes e Chafarizes #3

Na Praça Marquês do Pombal, temos fontes para todos os gostos: secos e molhados...

16.8.08

Bugas

É pró menino e prá menina olhó, trabalha muito e gasta pouco, olhó...


Já fazem parte da imagem de marca da cidade. O conceito das Bugas - Bicicletas de Utilização Gratuita de Aveiro - reforça a ideia de mobilidade alternativa. Lamentavelmente só existem "apeadeiros" no centro da cidade. Algumas freguesias próximas deveriam poder aceder a este serviço simples mas tão vantajoso, para a cidade e para cada um de nós.




14.8.08

Vandalismo

Nesta zona nova da cidade, entre a Praça do Mercado e o Cais da Fonte Nova, não houve um caixote de lixo que escapasse ao vandalismo!


8.8.08

Boa Sorte, Diogo!

É hora de desejar boa sorte a todos os atletas portugueses mas, desculpem lá o bairrismo, nestes Jogos vou torcer em particular pelo nadador Diogo de Carvalho do "nosso" Clube dos Galitos!

Foto MRF

2.8.08

No lago do breu

«A sua voz está tão cheia de ternura que será irremediavelmente subversiva»
Manuel Alegre

Estas são imagens da rua José Afonso, em Aveiro. É uma rua de operários de construção, será uma rua de burgueses, dispostos a pagar bastante por um andar na proximidade do Cais da Fonte Nova, na Ria de Aveiro. Nada contra! O problema é que a área de edificado está a fazer desaparecer o espaço verde. O campo de futebol - que se vê numa das imagens - tem os dias contados. Um dia destes, do Canal, avistaremos apenas blocos de cimento e vidro. Vamos respirar de maneira diferente. Todos têm consciência da perda, mas é passivamente que assistimos ao espectáculo do betão em crescimento.



Quem teme e não quer viver
Sem luzes no céu só mesmo como eu,
No lago do Breu.